Realização do Ser

1 01America/Sao_Paulo novembro 01America/Sao_Paulo 2019 0 comments Jayadvaita Categories Artigos

Estar plenamente o que é

A grande questão é saber o que realizar. Algo que será intrínseco seu ou algo que tenha sido inserido em seu horizonte de planos a partir de fora, de algo que induziram em suas crenças? Realizar aquilo que faça sentido para você ou para as opiniões de pessoas que você nem conhece perfeitamente? Realizar o que é mais imediato ou o que pode ser desenvolvido ao longo de meses e anos?

Independente do que seja significativo em sua realização, a questão do que realizar repousa em realizar o próprio ser.

Quando pensamos numa autonomia do ser indicamos a liberdade de ser pleno no ato que se realiza a cada instante, sem intenção futura e sem restrições do passado. O ato não pode ser refeito jamais. Deve ser perfeito agora. E não a perfeição idealizada, mas a perfeição de agir por dever – sem qualquer vestígio de aspiração pelo que frutifique desta ação. Ação imotivada, ou inação.

É na inação que o ser se torna pleno em seu ato, capaz de alterar completamente seus próprios condicionamentos que surgiram de ações inconscientes realizadas no passado.

Realização do ser não é um ideal, mas o real do que somos, sem a intenção de cópia ou fingimento. Toda falsidade é desmascarada quando vem à tona a realidade da ação mais profunda de nossa verdade. Isto se chama veracidade. É na veracidade que se faz o processo contínuo que nos levará para realização do ser. 

A partir daqui, todo o exercício será de integrar cada etapa dos sete dias na sua mais simples e profunda verdade – aquilo que não poderá jamais esconder de si mesmo. Por isto, a grande questão a saber é sobre sua própria verdade, aquela que te acompanha desde o passado remoto, mas que poucas vezes você a observou com os olhos e consciência que tens neste momento. Olhe, analise e desenvolva a veracidade em teus atos: nisto estará a realização de teu ser.

Aproveite e ouça o episódio deste artigo em nosso Yoga Casting ou pelo Spotfy, Deezer ou pelo Google Podcast.