O Poder da Respiração na Redução do Estresse

7 07America/Sao_Paulo março 07America/Sao_Paulo 2022 0 comments Jayadvaita Categories ArtigosTags , , ,

Uso da Respiração na Redução dos Sintomas do Estresse

Uso da Respiração na Redução dos Sintomas do Estresse

 

Desde que iniciei na prática do Yoga, a meditação e as técnicas respiratórias foi o que mais definiu minha experiência com a prática. Compartilho com você um pouco de minha paixão no Yoga. 

Como professor e praticante de Yoga há mais de 25 anos, busco a integração de consciência mente-corpo e isso tem mudando minha  vida ao longo dos anos. A primeira mudança veio de ter aprendido a respirar mais lenta e profundamente, o que me ajudou a ter acesso a um estado de calma mesmo nos momentos de estresse – quando mais precisamos. Outro fator marcante foi ter me ajudado a concentrar-me no que mais importa no momento e a largar as coisas que não são tão relevantes. Isso parece fácil, mas exige uma consciência focada nas atividades que realmente estamos realizando e distinguindo daquelas que estamos apenas pensando. É como separar as ações propriamente ditas das ações imaginárias.

Tendo acumulado experiências práticas com centenas de alunos, escrito vários artigos e um livro sobre pranayamas, e ainda por ter realizado dezenas de seminários sobre os benefícios das técnicas respiratórias do Yoga, assumi o compromisso de te ensinar a respirar adequadamente para que possa desintoxicar seu organismo, seu cérebro e sua mente do acúmulo de estresse.

Na verdade, tenho recebido centenas de emails pedindo indicação e orientações sobre prática de Yoga para ansiedade. Agora, sendo muito sincero, as técnicas respiratórias são mais rápidas e eficazes, além de ter bem menos restrições do que as técnicas posturais o Yoga. 

Se você precisar e quer conhecer o segredo das principais técnicas respiratórias no combate ao estresse, conheça O Poder da Respiração na Redução do Estresse neste link.

Você terá uma clara compreensão do que as técnicas de respiração podem trazer a você na gestão da ansiedade e alivio dos sintomas de estresse. Para isso, preciso falar brevemente sobre o que compõe as técnicas respiratórias do Yoga.

Sobre a natureza da vitalidade 

Prana é a palavra sânscrita para a ideia de força da vida, aquilo que nos anima. Ayama significa alongar, expandir, ou prolongar. Desse modo, pranayama é a prática que possibilita controlar e prolongar a os ciclos da respiração, de modo a desenvolver  uma consciência do fluxo de energia vital através dos canais vitais do corpo físico e de seu impacto no estado mental, ou seja, no resultado de calma e serenidade que a respiração controlada e expandida proporciona. Toda palavra em si tem uma qualidade viva – como uma onda que se move através da água ou do ar que viaja através do corpo. Logo, o som é uma energia vibrada a partir do prana. Podemos entender que existe um manancial inesgotável desta energia sendo manifesta pela matriz primal, isto é, do Ser Supremo, aquele que vivifica tudo o que existe.

Assim, pranayama pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa – desde que mantenha uma cautela em relação ao ritmo e intensidade desta prática, pois em algumas técnicas veremos a produção de calor no corpo, devido ao fluxo intenso da passagem de ar (ou prana em sua constituição física), o que pode alterar a pressão sanguínea e gerar mal estar para cardíacos e hipertensos, por exemplo. 

Embora existam diversos estilos e técnicas, todos preservam o mesmo objetivo: facilitar a tomada consciência respiratória do praticante, dando a ele condições de aprimorar a atenção no controlar do fluxo respiratório, que lhe trará melhores condições de saúde e bem-estar.

Esse é o motivo pelo qual podemos considerar os pranayamas como a arte yogica de respirar. Talvez você já tenha ouvido sobre pranayama em aulas de estúdio, ou talvez a tenha visto ou mesmo praticado numa aula de yoga. Mas, pode ter certeza de que quanto mais sabemos sobre os pranayamas, mais conseguimos explorar da experiência e seus benefícios.

 

A prática essencial do Yoga 

O pranayama é parte integrante da prática de Yoga. Corresponde à ponte entre os asanas (as posturas físicas) e a meditação. É a forma como ligamos os nossos movimentos à nossa respiração. Essa ligação nos permite entrar em nosso íntimo e ao mesmo tempo alimentar o corpo com mais oxigênio. Esta ligação entre respiração e movimento também nos ajuda a desintoxicar os diversos sistemas do corpo consumidos pelo estresse. Quando nos estressamos, tendemos a suspender a respiração, provocando ainda mais tensão no corpo e na vibração da mente. Quando conseguimos respirar profundamente, colocando atenção em cada movimento reparatório, começamos a eliminar a energia de estresse junto à tensão acumulada no corpo.

Esta prática milenar tem sido utilizada frequentemente por terapeutas e médicos devido às propriedades terapêuticas que tais técnicas geram. Em um estudo da Harvard Medical School, o pranayama melhora a concentração, a capacidade de atenção, a memória e a velocidade de processamento cognitivo. Comparando com as condições cotidianas da vida moderna, podemos entender facilmente o quanto é necessário dominarmos ao menos uma pequena parcela destas técnicas.  

A vida pode ser estressante, pois é fácil nos prendermos a tudo isto sem nem mesmo nos darmos conta. Quando notamos já nos sentimos ansiosos e tensos sem sabermos o porquê. Para evitar estas surpresas desagradáveis, podemos nos valer de meios que nos possibilite desligar a tomada do estresse e da ansiedade presentes na vida cotidiana. E isto não é difícil. Só envolve a vontade de aprender e começar a respirar corretamente.

Tire um momento para observar sua respiração. Perceba se está respirando de forma curta e rápida. Se estiver, simplesmente procure  respirar mais amplo, expandido e profundo. Sentirá de início como se seus pulmões não suportassem esta sobrecarga de oxigênio, mas não se acanhe. Esta sensação equivale aos exercícios de peso, quando seus músculos começam a indicar cansaço. Ao contrário, seus pulmões não estão fadigas, mas sedentários devido ao longo período de respiração curta e incorreta.

 

Comece a praticar hoje mesmo

Passe a praticar pelo menos 5 a 15 minutos diariamente com este foco de expandir o volume pulmonar enquanto respira. Faça este exercício principalmente se perceber que precisa se acalmar. Este é o melhor momento para você experimentar e constatar o efeito da respiração consciente sobre seu estado mental. 

Aprender a gerir a respiração através do pranayama lhe causará um enorme impacto, pois verá que é capaz de acalmar seu nervosismo e reduzir as hormônios de estresse acumulados em seu corpo.

No Workshop, apresentarei três técnicas simples e eficazes que poderão ser usadas como antídoto para o estresse. Estas técnicas te ajudarão a acalmar a mente e reduzir preocupações. Se estiver pronto para experimentar o que o pranayama pode fazer por você, junte-se a nós.