Isto é o que mais pode impactar sua vida

9 09America/Sao_Paulo outubro 09America/Sao_Paulo 2020 0 comments Jayadvaita Categories ArtigosTags , , , , , ,

Você pode impactar sua vida

A Meditação Mindfulness promove impacto espiritual em sua consciência

 

Muitas experiências marcam a vida. Algumas com mais ênfase em aspectos positivos da memória. Outras, podem deixar registros dolorosos e trazer consequências ao longo da vida. Os resultados sempre estão pairando por campos bem conhecidos por todos nós: ansiedade, preocupações, estresse, fobias, angústia.

Tal condição não é produto da contemporaneidade. Ela vem desde a história mais remota da humanidade, quando o homem ainda lutava com feras selvagens e concorrentes brutais na conquista por uma grota, caverna ou troncos de árvores. A evolução humana dependeu de certo impulso por sobrevivência, isto é, de mecanismos da ansiedade.

Inúmeros compostos químicos orgânicos do organismo humano tem suas funções vitais, até o ponto que não afete ou alterne a dinâmica natural da vida emocional e da mente.

As emoções são intensamente impactadas pelas impressões e registros que chegam até a consciência individual. Como consequência, a pessoa terá dificuldades de se concentrar e se focar no que realmente importa na vida. As preocupações ganham importância vital na sobrevivência hoje em dia, mais que no passado rupestre. Preocupações como mensagens, postagens, interações virtuais, enxurrada de informações e tempestades de distrações  tornaram a vida humana um fenômeno estranho. 

 

Existe algo que possa impactar positivamente?

A resposta é sim. Um impacto reverso. Um impacto que faça o ser humano retornar ou voltar sua atenção ao que realmente importa na vida. A meditação Mindfulness impacta positivamente a consciência espiritual.

Antigos sábios, yogis e mestres iluminados compreenderam estes fenômenos e trataram de forma muito prática. Se a mente tem sua característica instável e agitada podemos coloca-la em contato com um estado que balanceie a agitação. Este estado é alcançado pela meditação. Especificamente pela prática de Mindfulness.

Buda trouxe em seus ensinamentos o método simples de focar a atenção no fluxo respiratório para encontrar um estado de mente plena. Isto significa estar inteiramente presente no que estamos vivenciando a cada momento. Se você observar os inúmeros pensamentos, sensações e emoções que estão se passando com você neste exato momento em que lê este texto, verá que isto é um fato. Pare por um instante e observe isto em você…

Mas você estava apenas lendo o texto. Certo? Então de onde vem todos este fluxo? 

Poderíamos escrever um longo livro para explicar isto. Vamos focar no que é importante. Você está lendo o que estou descrevendo, apenas isto. Tudo mais são impressões registradas em sua mente. À medida que lê estes conteúdos mentais falam com você. Algo pode ter relação com o que você lê e traz à memória, sugere um desejo ou te leva para outra reflexão. Mas, o ponto principal é onde você está realmente? Não está nos pensamentos, não está nos sentimentos, não está nas emoções. Podemos até afirmar que todos eles estão em você. E você está onde?

Este é o ponto de partida. Te trazer para o momento presente, o momento em que seu corpo se faz presente num espaço físico, num determinado espaço de tempo. Porém note: o espaço e não o tempo é o que deve predominar neste momento. Isto te trará para o presente. E isto gera enorme impacto em sua autoconsciência e consequentemente em sua consciência espiritual. 

Esta é basicamente a trilha da meditação mindful. O seu trajeto será através da atenção focada na respiração. Descarte qualquer mito de esvaziar a mente ou de parar seus pensamentos. Apenas foque sua atenção na respiração.

A prática meditativa visa fomentar um estado de abertura para experimentar as emoções de forma completa. Este estado possibilitar entrar em contato com o exato momento presente, o momento da experiência. O acumulo de experiências trarão o praticante para um campo onde passará a ter maior domínio sobre seus impulsos e emoções. Gradualmente conquistará uma remodelagem comportamental.

No passado estas práticas se limitavam aos yogis fixos em autodisciplina. Hoje, podemos alcançar determinados estados de consciência que estão disponíveis ao homem comum. O único fator que dificulta sua conquista é fator sabotagem: não praticar mesmo que por alguns minutos diariamente.

Originalmente o termo mindfulness (derivação do inglês) significa mente plena. Sua definição é uma aproximação do termo sati original do Pali. Sati significa um estado mental intencionalmente particular e individual que mescla atenção focada no momento presente, consciência desperta e enraizamento, identidade ou memória de si mesmo.

No próximo artigo vamos tratar do impacto desta mudança de postura ativa da consciência, de um estado de fazer para um estado de ser. Se você quer fazer parte de nossa prática de Mindfulness, inscreva-se para receber o convite de acesso por email.