A Liberdade do Desapego
Muito nos aflige o sofrimento advindo dos apegos que estabelecemos nas experiências da vida. No entanto, é importante a compreensão entre desapego superficial e não-identificação real.
A diferença reside em termos consciência das condições transitórias que envolvem qualquer tipo de experiência. Logo, o objetivo presente na mentalidade do Yogi é recobrar sua consciência discriminatória do real, frente ao irreal. O real é permanente e eterno. O irreal é transitório e passageiro.
O método que podemos usar para transpor a identificação (apego) com o irreal é direcionarmos a consciência (buddhi) ao eterno. Isto pode ser realizado através da meditação, onde deixamos o temporário passar pelos sentidos, percepções, emoções e pensamentos.
Enquanto a consciência apenas observa esta transição, o ser observador foca sua inteligência no que não transita, isto é, no que é permanente dentro de si. A grande crise humana moderna deriva desta identificação ilusória com o transitório, e dai advém todo apego e consequente sofrimento.
Por isto, conhecimento é o remédio para aniquilar toda ignorância, da qual frutifica o apego. Ouça o novo episódio do nosso podcast sobre este tema: https://www.vvyschool.com/servicos/podcasts/