A verdade do milagre da manhã

Cinco mitos que podem atrapalhar a sua manhã

Você acreditaria se eu lhe dissesse que acordando e fazendo certas atividades pela manhã tudo poderia mudar em sua vida? Que se seguisse algumas disciplinas diárias poderiam tornar realidade o que você quer da noite para o dia?

Sim isso é possível, mas não com todo o estrelismo que atualmente difundido por falsos gurus.

Muito do que se diz a respeito do milagre da manhã por pessoas incautas tem transformado até mais estressante do que antes destes a vida de pessoas com novos hábitos de rotinas matutinas.

Gurus e experts – que nem mesmo aplicam as regras em suas vidas – tem dito a você certas coisas para que conquiste sucesso em sua vida?

Na verdade, muito do que se diz a respeito destas rotinas matutinos são apenas entretenimento e engano. Apenas uma resposta interessante para pessoas que tiveram suas vidas sempre conduzidos pelo desregramento e falta de disciplina.

Se este não é o seu caso, nenhuma falta fará seguir estas regras milagrosas da manhã.

Você pode assistir o vídeo sobre este artigo.

O que há de verdade por trás disto tudo que se diz

Dediquei mais de 10 anos de minha vida à disciplinas milenares para práticas espirituais. Estas são praticadas por antigas civilizações e linhagens de yoga desde tempos imemoriais. 

Alguns dos elementos presentes nestas antigas práticas preservadas por algumas tradições ainda vigentes podem ser encontradas em algumas das modas cultivadas por novos empreendedores e agentes corporativos. Mas, nem tudo é mostrado como deveria ser, pois tanto os princípios quanto a finalidade destas novas regras nada tem em comum com os pilares destas disciplinas antigas.

Tudo que vivemos hoje em literaturas populares, best-sellers e rotinas dos homens de negócios não passam de terminologias de auto-ajuda. E entenda: não confie em produtos de auto-ajuda se você quer verdadeiro autodesenvolvimento, pois depende unicamente de você e não do outro. 

Saia da armadilha

Dentre os mitos mais relevantes vou listar apenas 5 que você deve tirá-los de suas práticas matutinas pois eles em nada te ajudarão efetivamente.

1 – Junte-se ao clube das 5 horas da manhã

Sim você pode se levantar às cinco, quatro ou três da manhã, mas pouco influenciará nos resultados que você espera em suas atividades profissionais ao longo do dia. Antes disso, é necessário que você tenha uma mente estratégica e de planejamento para utilizar estes primeiros horários do seu dia de forma benéfica para sua saúde mental, física e produtiva.

O mais importante é você conseguir dormir cedo – e isto é relativo: você deve analisar seu horário de sono e respeita-lo. Tenha pelo menos 6 horas de sono, pois se dormir menos do que o seu corpo e seu cérebro precisam, certamente sua produtividade será baixa, seu estresse será alto e em nada resultará em termos de satisfação.

Isto também dependerá muito do seu biotipo. Mais importante do que acordar muito cedo é o que fazer com os primeiros horários da manhã. Medite, estude, concentre-se.

Se você pode resolver tudo que você precisa em uma hora, então você pode acordar 5 horas da manhã e não 3 ou 4.

Banhar-se, meditar e estudar são essenciais otimizar sua amanhã. Não são exercícios físicos ou atividades no computador que farão de suas primeiras horas o melhor do seu dia – pelo contrário. 

Mas as atividades voltadas ao autoconhecimento, aprimoramento pessoal e espiritual trarão novas perspectivas em seu dia. E note: isto não toma mais do que 15 a 45 minutos de sua manhã. Desse modo, você pode muito bem se levantar entre 5 e 5:30 da manhã.

2 – Os resultados das 14 diferentes atividades antes do café da manhã 

Meditação, afirmação, yoga, visualização, leitura e diário… tudo isto é muito importante, mas só serão relevantes se neste seu hábito de autoconhecimento puder agregar realmente a importância que estas práticas terão em seu trabalho e em suas atividades.

Estas práticas não serão necessárias se forem apenas um momento de relaxamento para o seu dia, mas se forem sim para o seu aprimoramento de consciência, para a tomada de ação no seu dia

Yoga e meditação não podem se tornar distração ou entretenimento matutino. Muitas inutilidades se fala a respeito de yoga e meditação.

De certo modo, se você tem um grande problema no seu dia é melhor encará-lo logo pela manhã, após a sua prática de yoga ou meditação e não deixá-lo para ser resolvido no final do dia. Será o mesmo problema, porém, sua mente e sua capacidade de gerir uma solução será custosa. Tenha uma estratégia.

Por outro lado, alguns críticos dizem que você pode acordar 5 ou 10 horas da manhã e que nada alterará a realidade de seu dia desde que a única questão seja de usar as 3 primeiras horas deste início do seu dia para as coisas mais importantes e produtivas que devam ser feitas. 

É verdade, num sentido. No entanto, nesta visão há um grande erro: desconsidera-se a estrutura de tempo que cada dia possui. Você iniciar as atividades importantes logo às 5 horas da manhã terá uma dimensão de tempo diário muito maior e que exigirá muito menos esforço do que se iniciar as mesmas atividades a partir das 10 horas da manhã.

Agora, cada indivíduo tem uma dinâmica própria e que deve ser respeitada. Alguns sentem mais facilidade em dormir na madrugada e acordar depois de 10 horas, sem qualquer perda de produtividade.

O ponto importante é que as primeiras horas do seu dia devem se manter sob o seu controle. Para que isto ocorra você deve se levantar antes do sol nascer, pois é um momento do dia em que as atividades ainda estão em baixa vibração e frequência sem influência da instabilidade psicológica causada pela ansiedade do dia, quando a maior massa de pessoas já estão se dirigindo para as atividades, locomoção para o trabalho, horário escolar.

Entre 5 e 6 horas da manhã você tem uma atmosfera muito mais propícia para a concentração elaboração e desenvolvimento de uma consciência autocontrolada. Isto na ciência do yoga é conhecido como modo qualitativo da natureza material (guna) e este horário propício da manhã é definido como quadrante de equilíbrio, serenidade e bondade.

No entanto, tudo deve ser adaptado à sua realidade de consciência e a sua modalidade mental, pois para algumas pessoas é muito mais satisfatório a realização das atividades mais importantes daquele dia logo pela manhã e em nada atrapalhará sua vida se ele tiver a flexibilidade para sua prática meditativa ou leitura em outro momento, após ter realizado as coisas que considera mais importantes de sua agenda.

Considero aqui a importância do autoconhecimento, pois este será o fator mais notório para se estabelecer quais são os parâmetros mais adequados para sua própria individualidade. Chega a ser cômico ver pessoas valorizarem sua liberdade e independência enquanto se prendem a modelos estabelecidos por tendências e modismos.

Cada ser é único – então, encontre o seu ritmo e dinâmica para viver sua verdadeira vida e não se espelhe na vida de outros – principalmente na vida de ‘influencers‘, gurus midiáticos e mestres de seguidores batutas.

A questão é ter capacidade de planejamento do seu dia, condições de organizar o que são prioridades do dia e o que são prioridades para os dias. Isto é, as práticas que fundamentam a sua capacidade de consciência individual. 

Estas práticas de rotina devem ser complementares aquelas práticas que são executadas a cada dia de acordo com as condições e necessidades que se apresentam. De nada valerá ter uma rotina contínua e diária se o resultado de suas atividades não estiverem suprindo as suas próprias expectativas.

O que você faz todo dia deve estar alinhado com o seu propósito de vida e nutrir sua capacidade de gerir as adversidades diárias. Estas serão substanciais para sua verdadeira disciplina diária sem mito e de forma prática.

Por outro lado, se houver apenas dedicação às questões materiais de manutenção – sem suprimento de uma interioridade – a insatisfação reinará e tudo irá por água abaixo em muito pouco tempo.

3 – O café da manhã é a mais importante refeição do dia

O café da manhã é apenas mais uma refeição do seu dia. O ponto importante que levantamos aqui é justamente o valor que você deposita em cada momento de seu dia e de sua vida e não o condicionamento que se cria acerca dos modelos que são mantidos durante um período. Quando são quebrados, quebra-se a rotina e toda a capacidade de organização do dia que a pessoa tem. Isto significa que muito do que se segue são crenças e não ciência.

O mais importante é ter flexibilidade em vez de rigidez frente às condições e necessidades urgentes que surgem. Ainda assim, não se pode manter uma flexibilidade sem que se tenha disciplina capaz de se adequar às condições. Este é o ponto chave. Isto significa que tais rotinas não podem ser apenas muleta psicológica senão que modelo de dinâmica prática colocadas no nosso dia-a-dia.

O café da manhã não deve ser a primeira atividade nas primeiras horas em que você se levanta, a menos que você acorde e se levante já em cima do horário de saída para o seu trabalho.

Por isso, a importância de acordar pelo menos duas horas antes de iniciar sua atividade profissional. Você terá oportunidade de nutrir sua mente, sua consciência e seu corpo com energia e vitalidade pela meditação e conhecimento antes de ingerir alimentos ou se voltar às atividades profissionais.

4 – As primeiras horas da manhã são melhores para exercícios físicos

Pela manhã seu corpo não está preparado, sua química física não está ativa, seu sistema nervoso ainda não está apropriadamente pronto e seus músculos estão inativos. Embora este seja o momento que empreendedores e executivos tem para praticar tais atividades, este período da manhã não é o melhor para a prática de atividades físicas. Ponto.

O ideal seria praticar atividades físicas depois de 2 horas após ter despertado e já ter realizado suas atividades voltadas ao seu legado pessoal e autodesenvolvimento interior. Somente aí teria sim bons resultados a partir de suas atividades físicas para que se possa manter o corpo saudável e ativo.

De nada valerá ter um corpo extremamente preparado se você não tiver internamente pronto para o seu trabalho e legado.

5 – A manhã deve ser uma grande manhã

Este pensamento gera grande ansiedade e expectativa. Projetamos algo que está plenamente sujeita às condições da vida e sua dinâmica intrínseca que muitas vezes pode contrariar nossas projeções. Então, deixe de lado esta crença.

Você até pode conseguir conduzir por alguns dias esta mesma mentalidade de que o dia será maravilhoso e grandioso pelo fato de você ter realizado um pequeno gesto como se fosse um hábito grandioso, mas em algum momento surgirá um dia que se destoará dos anteriores e isso te frustrará enormemente.

Um dia nunca será igual ao outro. Para aliviar essa diferença, use apenas 15 minutos para fazer algo que possa ser repetido diariamente sem que haja necessidade de semelhança de resultados. Você fará com que estes 15 minutos sejam realmente mágicos.

Para isso, a melhor solução será definir algo que seja significativo para o seu dia e que possa ser replicado todos os dias, como por exemplo tirar os primeiros 15 minutos para meditação ou para escrever.

Independente de qual será o resultado da experiência que você terá naquele dia, com a sua prática meditativa de 15 minutos você terá feito desses 15 minutos o que será solidamente feito nos próximos dias e o que foi feito nos dias anteriores. 

Guarde apenas esta ideia para praticar no seu dia-a-dia

Como isto, você verá que existe uma dinâmica inalterada que paira sob a realidade sensorial que percebemos nas coisas, fenômenos e situações passageiras da vida. Este é o essencial de tudo o que fazemos. Não é o que fazemos, mas como fazemos. É o que fazemos sobre a visão que temos daquilo que não depende de nós, que está ali, mas que se revela como grandioso pelo simples fato de nos colocarmos de forma correta, natural e simples diante da vida. Sem complicações e crenças ilusórias que apenas desviam nosso foco, fazendo com que deixemos de ser plenamente o que somos para nos diluirmos no grande holograma homogêneo da aparente felicidade proposta por modismos tendenciosos.

Apenas:

  1. Banhe-se
  2. Medite
  3. Leia e estude

Isto não criará expectativas e, ao mesmo tempo, contribuirá para a construção saudável do dia.