A dimensão energética do Yoga

27 27America/Sao_Paulo junho 27America/Sao_Paulo 2021 0 comments Jayadvaita Categories Artigos

 

A teoria dos Chakras sempre atraí a atenção do público por suas características místicas e por seu apelo levemente misterioso. Desde a antiguidade, os Chakras despertam a o interesse da humanidade e impulsionou a saga de alquimistas, de místicos judeus, de sacerdotes egípcios e de hatha-yogis. Agora, qual é a verdade por trás dos Chakras?

Devido à inocência geral que há em relação a este tema, muitos pretensos mestres exploram falsas crenças ou manipulam o comportamento de seus seguidores. No entanto, predomina uma consistente ciência da Anatomia Sutil do corpo. É nela que encontramos tanto a estrutura energética do corpo fisico como também outras camadas definidas pelo que é conhecido como Koshas, ou camadas de consciência que envolvem ser (self). Além desta, os nadis (canais de energia sutil) e os prana-vayus,

Em outras palavras, a teoria dos Chakras é repleta de simbologia que envolve dimensões psicológicas e funcionais nos diversos sistemas fisiológicos do corpo. Entender esta estrutura sutil é uma chave para adentrar outros níveis da prática de yoga e explorar aplicações terapêuticas fundamentadas.

Neste vídeo, trazemos uma breve descrição sobre a anatomia sutil dos sistemas energéticos do corpo humano na visão do Yoga.

Os chakras não se limitam aos floreios e ufanismos místicos de mestres mau intencionados ou de especuladores teosóficos. Apesar de estar fundamentada como ciência védica em escrituras como Svetasvatara Upanishad e Katha Upanishad, este conhecimento vai de encontro ao religioso cientificismo que impera a razão contemporânea.

Portanto, considere este vídeo como um ponto introdutório para uma nova compreensão sobre o tema dos chakras.

Até breve.