Formação de Instrutor de Yoga

Maio 25, 2019

Formação de Instrutor de Yoga

Av. General Felicíssimo Cardoso, 500. Barra da Tijuca, Rio De Janeiro - RJ

Formação Profissional / Treinamento de Professores

240 horas Presenciais
12 meses de Curso
3 meses de Mentoria

 Rio de Janeiro e São Paulo

Novas turmas em Maio de 2019

Conheça A Visão VVY 

 

APRESENTAÇÃOUm resgate da Tradição do Yoga

Este Treinamento e Formação de Instrutor de Yoga oferecido pelo Vaishnava Vedanta Yoga tem como proposta uma nova abordagem metodológica de ensino, prática e imersão na Tradição do Yoga apresentada na linhagem Vedanta Vaishnava.

Com a importância da capacitação de Instrutores, o ensino deste conhecimento inclui o processo de desenvolvimento pessoal através do autoconhecimento – desse modo, visamos capacitar Instrutores qualificados que orientarão seus alunos na aquisição de concentração, determinação e outros resultados que visam benefícios físicos, psicológicos, emocionais e espirituais. Isto requer treinamento didático e metodologia fundamentada pelo conhecimento da Tradição do Yoga.

Ser um Instrutor de Yoga implica em compreender e se orientar por princípios íntegros do Yoga – mais do que um praticante de Yoga, o Instrutor deve ser yogi. Assim, consideramos a importância de se aplicar na vida prática os ensinamentos e viver alinhado com tal saber, comprometido com a evolução pelo autoconhecimento. Em outras palavras, damos ênfase à experiência do conhecimento. O Instrutor deverá ter consciência do compromisso e responsabilidade com seu aluno, considerando que a condução de uma aula de yoga envolve mais do que exercícios físicos – e sim, desenvolvimento psicológico, equilíbrio fisiológico e autoconhecimento. Um Instrutor deve desenvolver suas competências em Yoga.

Um dos nossos diferenciais é que consideramos a importância do Instrutor de Yoga como mestre (acharya). Ele poderá auxiliar seus alunos no aperfeiçoamento interior, no desenvolvimento de virtudes e fortalecimento de aspectos essenciais do caráter. Oferecer-lhes conhecimento filosófico e experiência prática através da autobservação de sua vivência subjetiva sob a luz da Tradição do Yoga. Nisto, consideramos a importância de que os instrutores dominem a compreensão dos tópicos fundamentais do yoga.

Acharya significa o “mestre que ensina pelo exemplo do que ele mesmo vive”. Não há como ser um mestre de Yoga sem viver o Yoga. Além disto, o acharya está vinculado à linhagem de mestres em sucessão discipular, o que preserva o conhecimento vivo da Tradição do Yoga. Por isto, enfatizamos a capacitação de líderes educadores: alguém capaz de ensinar com realismo, transmitir valores que ele mesmo cultiva, orientar com base no que ele realizou em sua prática. Não acreditamos em misticismo barato, em crenças supersticiosas ou em exotismo de moda. Entendemos o Yoga como ciência e atrelamos sua concepção ao que se pode constatar.

JUSTIFICATIVAVedanta Vaishnava

Existem dezenas de Cursos de Formação espalhados pelo Brasil, mas, não temos Formação com ênfase na tradição Vedanta Vaishnava, no desenvolvimento humano ou na aplicação científica dos aspectos psico-terapêuticos do Yoga. Embora seja intrínseco o comprometimento do Instrutor para com seus alunos, notamos que há carência deste elemento nos relevantes números de novos instrutores formados nos últimos anos. Capacitação qualificada é a nossa missão.

Valemos-nos do conhecimento mantido em tradição oral e preservado em escrituras clássicas e por mestres da tradição Vedanta Vaishnava. Deste modo, esta Formação de Instrutor de Yoga visa ampliar o campo disciplinar do Yoga através da epistemologia de Bhakti-yoga e da filosofia Vedanta Vaishnava. Para isto, nos pautamos no cânone das escrituras mais importantes da Tradição do Yoga. O propósito é agregar conhecimento de valor aos nossos Instrutores. Ao mesmo tempo, aplicamos uma metodologia única que integra tradição e inovação, pois não acreditamos em modismos de estilos nem em transposição cultural do Yoga. Acreditamos no princípio essencial que se aplica em qualquer contexto, enquanto preservadas suas raízes na tradição milenar.

METODOLOGIAFundamentação do Conhecimento

Este Projeto Educacional foi o primeiro da América Latina e soma-se a outros Profissionais da tradição Vedanta Vaishnava na América do Norte, Europa e Ásia. Esta mesma metodologia nos dá outro de nossos diferenciais, o qual inclui e ultrapassa o que se convencionou como filosofia do Yoga unicamente a doutrina Vedanta Advaita, de Shankaracarya. Neste sentido, visando uma compreensão ampla do campo teórico e filosófico da Tradição do Yoga, optamos por oferecer a fundamentação no Vedanta Vaishanva de Chaitanya Mahaprabhu, preservando a Ciência do Yoga em seu campo teleológico, sem a abordagem teológica que erroneamente se associa à tradição de Bhakti. Com isto, propomos uma compreensão profunda da metafísica do yoga, que abarca e amplia o campo teórico do Vedanta Advaita. O resgate de valores da Tradição do Yoga é nossa visão.

Por esta abordagem, podemos estruturar a Metodologia do VVY da seguinte forma:

  • Técnica

Fundamentado nas técnicas clássicas do Hatha-yoga.

  • Método

Segue o legado de Krishnamacarya para o Yoga Moderno, que atualizou o ensino do Yoga no século XX ao unir a Tradição Vedanta Vaishnava à Clássica Tradição de Patañjali e à aplicação terapêutica.

  • Teoria

Segue a Tradição Clássica do Ashtanga-yoga apresentada no Yoga-sutra de Patañjali.

  • Filosofia

Segue a Tradição de Sankhya apresentado por Kapiladeva, a fundamentação metafísica do Vedanta-sutra de Vyasadeva Dwaipayana e os principais tratados da Filosofia do Yoga.

 

VAISHNAVA VEDANTA YOGA

O Vaishnava Vedanta Yoga existe desde 2004 e tem como base os princípios filosóficos do Yoga presentes na tradição Gaudiya Vaishnava, propagada no século XVI por Chaitanya Mahaprabhu, e presente nos ensinamentos de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Além disso, está em total concordância com os principais cânones do Yoga– tais como Srimad Bhagavatam, Vedanta-sutra e Bhagavad-gita, além de Bhakti-rasamrta-sindhue Sat Sandarbha.

Estruturado sobre estes tratados da literatura filosófica e principais obras do Yoga Clássico (Yoga-sutra, Hatha-yoga Pradipika, Gheranda-samhita, Shiva-samhita e Yoga Vashista), o Vaishnava Vedanta Yoga® traz no contexto contemporâneo o conhecimento prático e atemporal da auto-realização através da ciência de Bhakti-yoga e filosofia Vedanta Vaishnava.

Nosso objetivo é capacitar instrutores dentro de valores espirituais e humanos capazes de trazer significativas contribuições no contexto cultural em que atuam. Tal mudança parte da nova consciência de atuação e interação com a realidade em que se vive, valorizando e revelando os aspectos transcendentes da vida prática. Assim, visando o objetivo real do Yoga: reintegração do ser individual e eterno – mais do que uma simples capacitação profissional, visamos possibilitar um avanço na formação do caráter humano. Seriedade no processo de ensino, comprometimento com a cultura da paz e tradição do conhecimento são nossos valores.

 

FORMAÇÃO – Aperfeiçoamento e Desenvolvimento Pessoal

Os Instrutores de Yoga formados pelo VVY são capacitados dentro das técnicas de Hatha-yoga, da teoria do Ashtanga-yoga Clássico e da Tradição Filosófica do Vedanta Vaishnava.

Com carga horária mínima de 240 horas, exigidas pelos órgãos federativos de yoga mundial, nossos Instrutores ficam aptos e qualificados a atuar em qualquer cidade ou país, sendo uma opção pessoal a filiação a qualquer Instituição ou Federação Internacional de Yoga.

Inclui-se nas certificações o histórico letivo do Instrutor onde apresentam-se toda carga horária complementar somada durante o Curso de Formação.

PÚBLICO ALVO – Autoconsciência na Realidade

Profissionais da área de saúde, terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos, instrutores formados, estudantes e praticantes de yoga, professores, filósofos, educadores físicos, coach e a todos que se interessam em ter Yoga como estilo de vida, como profissão e como mote de aperfeiçoamento interior.

PRÉ REQUISITO – Desenvolvimento integrado

– Estar aberto para o autoconhecimento; não ser dogmático;
– Estar sinceramente interessado em aprender a ciência do yoga;
– Estar apto em aprender a atitude correta em que as técnicas devem ser executadas;
– Estar disposto à capacitação didática apropriada;
– Estar disponível à dedicação ao programa de estudos com carga horária mínima de 240 horas;
– Interessado na visão crítica e analítica da História, da Filosofia e da Tradição na Modernidade;
– Ter mais de 21 anos; não ter quadro de saúde que comprometa os estudos, a prática ou o ensino;
– Ter interesse em aperfeiçoar-se na prática pessoal e no autoconhecimento;
– Ter interesse em ensinar técnicas que aliviem o sofrimentos de outros indivíduos;
– Ter interesse em ajudar pessoas que queiram evoluir através do conhecimento;
– Ter interesse em viver e propagar a cultura da paz.

Atenção:

Faixa etária, sedentarismo, peso, cirurgias, fraturas não são fatores limitantes para se profissionalizar como Instrutor de Yoga. Será feito anamnese para avaliação física e psicológica onde poderemos analisar casos que não sejam indicados para formação profissional como Instrutor de Yoga. Evidentemente, tais fatores não impossibilitam estudantes que queiram apenas aquisição do conhecimento teórico e filosófico do Yoga. Em alguns casos poderemos agendar entrevista.

 

Locais e Período – Rio de Janeiro / São Paulo
12 meses / um final de semana por mês.

Rio de Janeiro/ Maio de 2019 (início) – Junho de 2020 (término)
Endereço: Universidade Veiga de Almeida (Barra da Tijuca).
Baixe a Agenda RJ 2019 (1 download)

São Paulo/ Maio de 2019 (início) – Junho de 2020 (término)
Endereço: Sattva Yoga Studio – Av. Nazaré, 588 (Ipiranga).
Baixe a Agenda SP 2019 (1 download)

CARGA HORÁRIA

240 horas no Diploma e Certificação registradas no curriculum histórico.
120 horas – aula prática (obrigatória)
120 horas – aula teórica (obrigatória)
50 horas – aulas monitoradas por profissional (obrigatória)
50 horas – prática pessoal
60 horas de conteúdo EaD (obrigatório)

Além das aulas presenciais e laborais, o Curso de Formação oferece:

– Aulas complementares de teoria e filosofia via Podcast e Vídeo Conferência (EAD);
– Supervisão de Estágio (opcional);
– Consultoria / Mentoria.

INVESTIMENTO –

Os valores do Curso de Formação incluem apostilas. Informaremos os valores apenas por email aos interessados (preencha o formulário abaixo). Valor diferenciado às matrículas realizadas até 15 de Dezembro de 2018. Entre em contato conosco.

COORDENAÇÃO

Direção: Jayadvaita Das;
Coordenação: Nina Rocha;
Advisor: Hridayananda Dasa Goswami.

Informações e Inscrições –

Entre em contato e receba por email o conteúdo completo do Curso de Formação de Instrutor de Yoga VVY 2019, incluindo grade curricular, disciplinas, bibliografia e corpo docente.  Faça sua inscrição diretamente com os coordenadores.  Vagas limitadas.

 

Receba o Conteúdo Programático da Formação de Instrutor de Yoga 2019 por email.

Estamos felizes em ter despertado seu interesse. Preencha o formulário e aguarde nossa resposta em seu e-mail.

Pular para a barra de ferramentas